terça-feira, 12 de março de 2013

Brasileiro é um dos favoritos para se tornar novo papa


Em um momento em que muito se tem falado sobre mudanças na Igreja Católica, em decorrência do vazamento de informações sobre desmandos no alto comando, nomes de fora da Europa passaram a ganhar força entre os cotados para suceder Bento XVI. O do cardeal brasileiro Odilo Scherer, líder da terceira maior arquidiocese do mundo, a de São Paulo, foi um dos mais citados nos últimos dias pelos chamados vaticanistas. Quais características colocaram o brasileiro na bolsa de apostas para a sucessão? Membro das mais seletas comissões do Vaticano, aquelas que cuidam dos cofres da Santa Sé, o brasileiro também tem a seu favor a idade - 63 anos -, o domínio de diversos idiomas e a afinidade com as linhas gerais consagradas pelo agora papa emérito.
“Conheço Dom Odilo de perto e venho acompanhando o destaque que seu nome tem ganhado internacionalmente. De fato, acredito que ele tem o perfil do papa de que o mundo atual precisa. Ele é conservador em pontos que a Igreja precisa defender, que fazem parte da sua tradição, mas também corajoso e até arrojado para enfrentar as questões atuais. É perspicaz e consegue entender de forma clara os problemas da Igreja e do mundo”, opina Valeriano Costa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP.
“Dom Odilo já trabalhou na Cúria do Vaticano e conhece de perto sua rotina e os cardeais que lá trabalham. Ele fala diferentes línguas, além de dirigir uma diocese enorme em um dos países com maior número de católicos do mundo. É um homem simples, que possui muitas das características que os cardeais parecem estar procurando”, acrescenta monsenhor Anthony Figueiredo, diretor do Instituto de Formação Teológica Contínua do North American College, em Roma. 
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário