domingo, 31 de março de 2013

Cidade da Paraíba tem Educação do futuro; Confira!


Com 2.504 habitantes, o município de Várzea, no Sertão da Paraíba, conseguiu ser o único do Estado e um dos três nordestinos com educação do futuro. O município faz parte das 90 cidades brasileiras que cumpriram requisitos de aprendizagem esperados para o ano de 2022. De acordo com os educadores da cidade, não há segredo em se tratando de ensino. Em Várzea, as escolas públicas municipais trabalham a base do aluno, desde a pré-escola, de uma forma integrada, entre gestores, professores e família.

Uma das menores cidades da Paraíba, mais exatamente a 14ª no quesito população, Várzea poderia ser um município como outro qualquer, mas ganhou destaque na Educação depois de um esforço contínuo que conseguiu transformar o aprendizado local. Nas cinco unidades de ensino municipais (além de uma creche), sendo que apenas uma escola na zona urbana, estudam 542 alunos, com 42 professores (apenas um não possui graduação).Segundo o secretário Municipal de Educação, José Amilton Medeiros, 25% dos professores possuem especialização na área de Educação Infantil, mas o diferencial vai além da graduação dos docentes.

A preocupação com a educação das crianças e jovens do município projetou a cidade para um reconhecimento nacional, através da meta que foi instituída pelo ‘Todos pela Educação’, um movimento da sociedade civil brasileira que contribui para assegurar que as crianças e jovens brasileiros tenham educação básica de qualidade no prazo de nove anos. Dentro dos requisitos esperados, as escolas devem ter, pelo menos, 70% dos alunos no 5º ano do Ensino Fundamental com o aprendizado esperado em Português e Matemática.
Blog Paraiba Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário