terça-feira, 12 de março de 2013

Conclave para escolha do novo papa tem início hoje. Veja!


Nesta terça-feira, 12 de março de 2013, tem início no Vaticano o segundo Conclave do terceiro milênio da Era Cristã, durante o qual 115 cardeais representantes da Igreja Católica dos cinco continentes se isolarão na Capela Sistina pelo tempo que for necessário para eleger o 266º Sumo Pontífice e sucessor do Papa Bento XVI no Ministério de São Pedro.
No início da manhã, por volta das 7h (3h de Brasília) os cardeais se transferem à residência de Santa Marta, onde se alojarão durante o Conclave. Em seguida, eles assistem, às 10h (6h), à missa Pro eligendo pontifice na Basílica de São Pedro. Esta missa, celebrada pelo cardeal decano, Angelo Sodano, é aberta ao público e tem duração aproximada de 90 minutos. Depois da missa, os cardeais almoçam e têm um breve período de repouso.
Às 15h45 locais (11h45 de Brasília) eles iniciam uma procissão na Capela Paulina sob o canto de Veni creator spiritus. Também haverá um momento de meditação guiado pelo cardeal maltês Prosper Grech. Não há uma duração exata para esta meditação; no Conclave de 2005, ela durou 57 minutos.É depois deste momento de meditação que os cardeais adentram a Capela Sistina. Espera-se que isso ocorra por volta das 16h30. A partir deste momento, os cardeais ficam isolados do mundo exterior para começar a escolher o futuro papa sob as pinturas de Michelangelo retratando os capítulos-chave da crença cristã.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário