quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco faz primeira aparição pública após o conclave em Roma

O Papa Francisco fez esta manhã cedo sua primeira aparição pública desde que se anunciou na noite de ontem aos fiéis na praça de São Pedro, em Roma. Às 08.00 (07.00 em Lisboa) desta manhã, o Papa Francisco chegou à basílica romana de Santa Maria Maior, a mesma onde Inácio de Loyola, o fundador da ordem dos jesuítas celebrou a sua primeira missa de Natal em 1538, e aí esteve a rezar em privado durante cerca de 20 minutos, deixando em seguida a capela paulina, constatou a reportagem da AFP no local. 

O Papa, sucessor de Bento XVI, que resignou a 28 de fevereiro, chegou num pequeno grupo de duas viaturas, acompanhado de várias personalidades, entre eles Georg Gänswein, o secretário particular do seu antecessor, que é igualmente prefeito da casa pontificial. Foi recebido por várias pessoas na rua, na sua maioria jornalistas e fotógrafos. Bergoglio, que segundo esclareceu o Vaticano será conhecido apenas como Papa Francisco, entrou por uma porta lateral da basílica, depois de sair de uma viatura sem matrícula, que está reservada aos pontífices. Como prometera, o Papa Francisco foi rezar a Virgem Maria.

O novo Papa passou a sua primeira noite na casa de Santa Marta, onde ficam alojados os cardeais que participaram no conclave. Segundo um fotógrafo, hoje citado pela AFP, o líder católico não quis ontem deslocar-se na viatura que estava reservada para transportar o novo Papa, preferindo antes ir no minibus com os restantes cardeais. Intelectual jesuíta, foi um dos mais ferozes opositores à decisão das autoridades argentinas de legalizar o casamento homossexual em 2010, argumentando que as "crianças precisam de ter o direito a ser criadas e educadas por um pai e uma mãe". No entanto, de acordo com o jornal britânico 'The Guardian' é um moderado. 
Fonte: DNglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário