terça-feira, 12 de março de 2013

Paraíba terá 39 novas estações meteorológicas, diz diretor da AESA


O monitoramento das mudanças climáticas na Paraíba vai ser reforçado com 39 novas estações meteorológicas. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) não estabeleceu um prazo para a entrega dos equipamentos. Atualmente, o órgão possui 15 equipamentos do tipo.

O diretor-presidente da Aesa, Moacir Rodrigues, explicou que “os equipamentos foram doados pela Agência Nacional das Águas (ANA). As estações meteorológicas são automáticas e permitem o acompanhamento das mudanças climáticas em tempo real. Elas também vão ajudar na realização de pesquisas detalhadas sobre a realidade ambiental da Paraíba”, revelou. Atualmente, a Aesa possui 15 estações, também conhecidas como plataformas de coletas de dados (PCDs), que colhem, armazenam e transmitem em tempo real dados ambientais como temperatura do ar, umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos, radiação solar, pressão atmosférica, precipitação pluviométrica, umidade e temperatura do solo.

As novas estações serão integradas ao sistema de Monitoramento de Situação de Riscos, denominado Sala de Situação, que funciona na sede da Aesa em Campina Grande, acompanhando as condições de tempo, clima e recursos hídricos de forma ininterrupta. Segundo a meteorologista Marle Bandeira, o período chuvoso na Paraíba continua previsto para início neste mês de março, conforme estudo realizado pela Aesa em dezembro do ano passado. O levantamento mais recente da Gerência de Bacias e Reservatórios Hídricos da Aesa constatou que, até a última sexta-feira (8), foram registrados 36 açudes em estado de observação.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário