segunda-feira, 4 de março de 2013

Teixeira PB: Situação do prédio da Cadeia Velha é alarmante. Confira!

Clique na imagem para aumentar
Risco de desabamento é crescente.
Um fato vem preocupando a população de Teixeira nos últimos dias: a situação do prédio da Cadeia Velha. A antiga Casa da Câmara e Cadeia de Teixeira, encontra-se praticamente em ruínas, tornando praticamente impossível a possibilidade da reforma. A principal apreensão da população é o risco de desabamento, pois a estrutura está bastante debilitada, podendo vir a baixo no próximo período de chuvas.

A Cadeia fica de frente a uma rua movimentada que abriga todos os sábados a feira municipal da cidade. Quase toda a estrutura já caiu, inclusive os telhado, a laje, o assoalho superior e parede traseira; restando apenas a parede frontal (já bastante inclinada) e parte das paredes que ladeiam a construção. O medo é de que, com o período de chuvas, as paredes que restam desabem e atinjam as casas vizinhas ou algum transeunte. Apesar de ser uma construção bastante resistente, a falta de conservação e o descaso reduziram a cadeia á situação que se encontra hoje.
Solução
Oficialmente, o prédio da Cadeia Velha pertence ao Governo do Estado porém, na há documentos que comprovem se a posse da cadeia é da prefeitura ou do estado, o que impossibilita qualquer ação. O problema já é discutido a anos e sempre houve uma proposta de reforma, mas devido a situação em que se encontra muitos já falam em demolição. É então que entra a dúvida: quem faria a demolição, a prefeitura ou estado? E ainda mais, é certo demolir um patrimônio histórico tombado? A questão é tão problemática, que o vereador Almir Julião (PDT) apresentou um requerimento a Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente pedindo um pronunciamento, mas nenhuma atitude concreta ainda foi tomada.
Confira alguma fotos da Cadeia Velha abaixo:





Raízes do Sertão:.s  Fotos: Daniel Rodas

Um comentário:

  1. De uma vez que o prédio foi tombado ao patrimônio histórico do Estado, a responsabilidade passou a ser do Governo do Estado. Não há mais o que discutir em relação a documentação de posse. Esse é o meu ponto de vista até prova em contrário.

    ResponderExcluir