sábado, 7 de setembro de 2013

Nível do açude Riacho de Moças volta a baixar e risco de colapso no abastecimento cresce em Teixeira

Nível de água do açude Riacho de Moças sofre nova baixa.
O nível de água do açude Riacho de Moça, que abastece os municípios de Teixeira e Matuéia, sofreu mais uma baixa em seu percentual de água, aumentando o risco de haver um colapso no abastecimento.

Segundo o relatório mais recente da AESA, divulgado na última Quinta-feira (05/09), o nível de água do açude Riacho de Moças é atualmente de 8,7% de sua capacidade total, o que representa 556.115 metros cúbicos de água, uma diminuição de 1,2% em relação aos níveis do mês passado, que eram de 9,9%.
Devido a crescente diminuição no volume e a ausência de chuvas na região a situação deve se agravar nos próximos meses, pois tudo leva a crer que o açude só sustentará até meados de Novembro, de modo que ao chegar a 5% o abastecimento é interrompido.

Diante do risco iminente de colapso, a população dos municípios de Teixeira e Maturéia já está se preparando para a situação, construindo açudes e reservatórios que possam sustenta-los enquanto o açude estiver seco, com o auxílio dos carros-pipa. Cerca de 20 mil pessoas dos dois municípios dependem diretamente do açude Riacho de Moças o que significa que, se colapso ocorrer, todas essas pessoas serão atingidas.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário